ESTENOSE DE URETRA
A estenose de uretra caracteriza-se por um estreitamento na luz do canal que conduz urina da bexiga à ponta do pênis.
A diminuição da força do jato urinário é uma queixa comum no atendimento urológico. Sintomas urinários obstrutivos estão muito associados ao envelhecimento e ao crescimento da próstata. Em contrapartida, a principal causa de sintomas urinários obstrutivos em jovens é a estenose de uretra, sendo também a 2ª causa mais frequente em outras faixas etárias. Devemos suspeitar sempre que existe história pregressa de uso de sonda, procedimentos urológicos endoscópicos (cistoscopia por ex.), cirurgias da próstata, acidentes associados à fratura pélvica ou “queda à cavaleiro” e pacientes com história de infecção uretral (uretrites). Ainda assim, muitos casos de estenose de uretra não apresentam uma causa bem definida, e são consideradas idiopáticas.
A estenose de uretra pode ser ocasionada por procedimentos médicos necessários, mas que por fim, causam trauma direto ou lesão isquêmica deste canal. Tais procedimentos vão desde um simples cateterismo (passagem de sonda pelo canal uretral) a cirurgias urológicas (cirurgias da próstata por ex.). A estenose pode se desenvolver anos após ocorrer uma lesão uretral.
ESTENOSE DE URETRA
O termo ESTENOSE DE URETRA se refere a qualquer estreitamento no canal uretral, independente do tamanho do segmento, numero de estenoses, local da uretra, natureza da lesão entre outras individualidades. Sendo assim, além do diagnóstico desta condição, é fundamental termos um estadiamento correto, já que os tratamentos podem variar completamente de acordo com as características da estenose.
CAUSAS COMUNS DE ESTENOSE URETRAL
01
Cirurgias urológicas diversas incluindo o tratamento do cancer de próstata
02
Trauma (Acidentes de alta energia, quedas, Fratura de bacia...)
03
Radioterapia Pélvica
04
Cateterismo Vesical - uso de sonda
05
Uretrite - infecção uretral
06
Balanite xerótica
SEGMENTO URETRAL REMOVIDO - CORTE TRANSVERSAL EVIDENCIANDO ÁREA DE ESPONGIOFIBROSE E COMPROMETIMENTO DA LUZ URETRAL